segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Técnicas de Relaxamento Físico



Alongamentos: Estique os braços e eleve-os em direcção ao tecto, balançando-os de um lado para o outro. Repita o exercíscio com os braços entrelaçados atrás da cabeça.



Rotação da Cabeça: Descontraia o peso da cabeça. Inicie rotações alternadas para um lado e para o outro, sempre de olhos fechados, ao mesmo tempo que descontrai o rosto, a língua e o queixo.



Relaxamento dos Braços: Levante os braços ao nível dos ombros. Aperte os punhos com força e deixe cair os braços, de repente até voltarem à sua posição normal. Repita algumas vezes.



Relaxamento das Pernas: Sente-se numa cadeira e eleve as pernas para a frente. De seguida deixe-as cair repentinamente com os músculos relaxados. Repita algumas vezes.



Relaxamento dos Pés: Apoiado num só pé, levante o outro e movimente-o suavemnte. Troque de pé. Faça algumas séries deste exercício para cada pé.



Relaxamento das Mãos e Dedos: Com as palmas das mãos muito abertas e os dedos completamente separados sacuda-as generosamente e faça rotações dos pulsos.



Respiração: Exercite a inspiração e a expiração abdominal, principalmente quando se sentir muito nervoso. Inspire lentamente, retenha o ar 2 segundos e expire lentamente. Repita calmamente o número de vezes que necessitar até que se sinta menos ansioso.