terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Pura Energia!


O Panax ginseng, vulgarmente, conhecido por Ginseng é uma das mais famosas plantas medicinais chinesas, conhecida há mais de dois mil anos, mas que só chegou ao Ocidente no século IX e só a partir de 1950 se popularizou.

Este reforça o sistema imunitário e contraria os efeitos do stress, sendo indicado para reduzir estados de ansiedade, aumentar a vitalidade, combater a fadiga e os estados de fraqueza. Fortalece a memória e os reflexos, melhora a concentração, a agilidade mental e é, também, popular como afrodisíaco.

Para preparar uma infusão de ginseng e usufruir de todas as suas propriedades deve ferver 800 cl de água num recipiente que não seja metálico e junte 3 gramas de raíz de ginseng cortada em lâminas. Apague o lume e deixe repousar 20 a 30 minutos. Tome duas chávenas diárias mornas ou à temperatura ambiente, como dita a tradição chinesa. Pode adoçar com mel.

Deve adquirir a raíz de ginseng numa ervanária ou loja de produtos naturais para ter a certeza de que se trata do verdadeiro Panax ginseng.


Conselho de Cardiopneumologista